Centro de Ciências Computacionais
Rio Grande, 22 de maio de 2017
Projetos

O Modelo População-Organização de Sociedades de Agentes - PopOrg

O Projeto PopOrg visa desenvolver uma modelo semântico para englobar os aspectos dinâmicos da arquitetura das sociedades de agentes, isto é, as dinâmicas funcional, operacional e estrutural dessas sociedades.

Responsável: Antônio Carlos da Rocha Costa

PESQUECLIMA - Vulnerabilidade das Comunidades Pesqueiras à Variabilidade Climática, na Região Estuarina da Lagoa dos Patos

A pesca artesanal é responsável por um elevado nível de emprego nas comunidades litorânea. Nos último s20 anos, um intenso e contínuo decréscimo da captura provocou uma diminuição de 85% no número de indústrias de processamento de pescado somente na cidade de Rio Grande, RS. As simulações climáticas regionais serão realizadas pela aplicação de um modelo climático de área limitada denominado Regional Climate Model, versão 3, em um domínio que deverá incluir praticamente toda a América do Sul, com uma resolução horizontal entre 50 e 60 km. Como resultados, pretende-se identificar a vulnerabilidade e as estratégias de adaptação das comunidades pesqueiras frente à variabilidade climática.

Responsável: Nisia Krusche

Site: www.pesqueclima.furg.br

Previsão do Tempo e Análise Meteorológica Diária para o Estado do Rio Grande do Sul

A necessidade de sistemas regionais de meteorologia que avaliem e predigam condições de tempo e clima advêm especialmente do impacto que feições topográficas e condições superficiais regionais exercem sobre fenômenos de mesoescala, como brisas e sistemas convectivos. Como o Brasil encontra-se na região tropical, a regionalização é muito importante para o sul do país, mais afetado por sistemas de tempo extratropicais. Pretende-se organizar observações atmosféricas, obtidas continuamente ou durante períodos de tempo limitados, através de distintos instrumentos, desde estações meteorológicas de superfície automáticas e radar meteorológica a torres de medição de fluxo turbulento e sondagens de perfil de corrente no oceano. Estas observações serão assimiladas nos modelos numéricos de mesoescala de previsão de tempo ou utilizadas para calibrar estes modelos e modelos de previsão de clima. Este estudo reflete a colaboração entre quatro universidades federais do estado do Rio Grande do Sul, assim como do Centro Estadual de Meteorologia. Espera-se, neste esforço conjunto, aprimorar a previsão de eventos meteorológicos extremos nesta região e descrever os processos de interação oceano-atmosfera.

Responsável: Nisia Krusche

Prospecção e Avaliação da viabilidade do Uso de Tecnologias Avançadas de Rastreamento e Localização em Estaleiros

Realização de estudos sobre o estado-da-arte em termos de sistemas de rastreamento e localização e sua viabilidade de uso ao longo do processo de manufatura em estaleiros. Tais estudos visam fornecer resultados conceituais capazes de suportar o desenvolvimento de uma ferramenta computacional que possibilite o rastreamento e a coleta de informações sobre os elementos presentes em plantas de construção naval, através de redes de sensores e etiquetas de identificação por rádio freqüência (RFID, conforme sigla em inglês), a ser construída pela Elefanti Tecnologia de Informação Ltda, empresa que encomendou o projeto.

Responsável: Nelson Lopes Duarte Filho

Rastreamento Visual Baseado em Reconstrução Probabilística 3D

Este projeto propõe a investigação de um método de rastreamento visual sem marcas, em ambientes monitorados por múltiplas câmeras, visando sua aplicação na captura de movimento de pessoas. Esta abordagem será focada em uma técnica de reconstrução volumétrica proposta na literatura, ainda pouco explorada para este fim, baseada em um Grid de Ocupação Probabilístico construído através de inferência Bayesiana.

Responsável: Rodrigo Andrade de Bem e Silvia Silva da Costa Botelho

Recuperação de Conteúdo Baseada em Imagens para Dispositivos Móveis

Desenvolver uma metodologia de CBIR (Content-Based Image Retrieval) aplicada a dispositivos móveis com câmera digital embarcada, aliada à evolução e praticidade dos dispositivos móveis atuais, com intuito de obter informações com um baixo custo de tempo a partir de uma imagem capturada, é um dos principais desafios deste projeto. Para viabilizar a recuperação são estudados e selecionados algoritmos para extração de características invariáveis quanto à rotação, translação, mudanças de iluminação e diferenças no ponto de vista do objeto, que se adaptem aos requisitos do trabalho. Assim, o resultado dessa pesquisa possibilitará que usuários, portando dispositivos móveis, que possuam uma câmera interna, recuperem informações a partir de imagens obtidas pelos seus próprios aparelhos. 


RESPONSÁVEIS: Rodrigo Andrade de Bem e Diana Francisca Adamatti

SACI - Sistema Avançado de Supervisão, Inspeção e Diagnóstico de Sistemas Elétricos

O objetivo do SACI é o desenvolvimento de uma plataforma de monitoramento, diagnóstico e prognóstico da vida útil para equipamentos do sistema elétrico de potência, mais precisamente condutores dedicados a geração, transmissão e distribuição de energia, baseado em redes de sensores móveis. A plataforma será constituída por uma série de módulos que contemplam os diferentes aspectos das atividades de inspeção, diagnóstico e previsão de falhas: monitoramento, visualização e mobilidade.

Responsável: Eder Mateus Nunes Gonçalves

Sistema Avançado de Supervisão, Inspeção e Diagnóstico de Sistemas Elétricos: Geração, Transmissão e Distribuição

O objetivo geral desta proposta é o projeto e o desenvolvimento de uma plataforma de monitoramento, diagnóstico e prognóstico da vida útil para equipamentos do sistema elétrico de potência, mais precisamente condutores dedicados a geração, distribuição e transmissão de energia, baseada em rede de sensores móveis. A plataforma será constituída por uma série de módulos que contemplam os diferentes aspectos das atividades de inspeção, diagnóstico e previsão de falha: monitoramento, visualização e mobilidade. Os diferentes módulos constituirão uma rede de sensores integrada, que servirão de suporte a decisões quanto a substituição imediata dos condutores, ou quanto a um prognóstico de manutenção, contribuindo para a redução de perdas e custos de operação, para a otimização da operação de instalações e sistemas elétricos e para a prevenção de black-out.

Responsável: Sílvia Silva da Costa Botelho

Sistema de Acompanhamento e Controle da Cnstrução Naval

Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de acompanhamento e controle de obras de construção naval, baseado em técnicas avançadas de computação e automação para supervisão de campo e implantação de protótipo em um ambiente real de construção naval.

Responsável: Sílvia Silva da Costa Botelho

Sistema de Inspeção de Redes de Distribuição Subterrâneas

A inspeção de cabos subterrâneos de distribuição de energia elétrica é uma atividade onerosa, complexa e de alto risco. Iniciativas que permitam facilitar a execução, melhorar a segurança e a confiabilidade dos resultados e avaliações tornam-se interessantes. Neste projeto propõe-se a construção de um sistema robótico para a inspeção de dutos e cabos subterrâneos de distribuição de energia elétrica.

Responsável: Sílvia Silva da Costa Botelho

Sistema de Acompanhamento de Projetos de construção Naval com Gerenciamento de Riscos.

Este projeto tem o objetivo de desenvolver um sistema de acompanhamento e analise de risco para projetos de construção naval.Para tal foi desenvolvida uma interface gráfica 4D de alto desempenho capaz de propiciar o acompanhamento das diferentes tipos de navios, além de permitir o monitoramento online de diversos sítios do chão de fábrica do estaleiro.

Responsável: Sílvia Silva da Costa Botelho

Sistema de Medição para Redução de Perdas Comerciais

O projeto proposto está direcionado para a redução de perdas técnicas e comerciais nos sistemas elétricos de distribuição. A motivação surge da importância do tema e das atividades realizadas nos projetos AMADEUS I e II que o Laboratório de Automação e computação da FURG vem desenvolvendo em conjunto com a CEEE.

Responsável: Sílvia Silva da Costa Botelho

Sistema de Rastreamento e Coleta de Dados para Estaleiros

O objetivo deste projeto é desenvolver um sistema para rastreamento de equipamentos, pessoas e insumos em ambientes de construção naval e offshore, isto é, estaleiros, observando os principais aspectos deste tipo de ambiente. A tecnologia utilizada será a de identificação por rádio frequência, conhecida como RFID, juntamente com avançadas técnicas computacionais que permitem implementar um sistema de localização em tempo real (RTLS) e também de coleta de dados através de redes de sensores.

Responsável: Sílvia Silva da Costa Botelho

Sistema de Simulação de Processos de Pré-Edificação e Edificação de Navios de Grande Porte

Os objetivos deste projeto são o desenvolvimento de um sistema para simulação de processos de pré-edificação e edificação de navios de grande porte. O sistema vai desenvolver e empregar uma estrutura hierárquica de produtos padrão, para determinadas classes de navios, e será baseado na plataforma DELMIA-QUEST. A aplicação na elaboração de modelos voltados para o planejamento de instalações e layout de estaleiros, estratégias de construção e sequenciamento de atividades. E o desenvolvimento de um ambiente de visualização avançado, especificamente para movimentação de blocos, pré-edificação e edificação.

Responsável: Sílvia Silva da Costa Botelho

Trocas Sociais em Sistemas Multiagentes: Abordagens Híbridas para Raciocínio Difuso e Decisão Qualitativa em Ambientes de Informação Imperfeita

Este projeto está centrado no problema da construção de modelos e ferramentas para simulação de trocas sociais em  sistemas multiagentes (SMA) inseridos em ambientes caracterizados como de informação imperfeita, tendo como foco a organização do SMA, em particular o modelo PopOrg, e modelos híbridos de agentes para raciocínio difuso e decisão qualitativa, em particular a arquitetura de agentes BDI (Beliefs, Desires, Intentions), associando-se à ela recursos baseados  na Lógica Fuzzy, Matemática Intervalar, Processos de Decisão de Markov, Modelos Ocultos de Markov, Algoritmos Genéticos e Teoria dos Jogos.

Responsável: Graçaliz Pereira Dimuro

Visualização Científica para Problemas Complexos

Este projeto objetiva o desenvolvimento de algoritmos para visualização científica de problemas complexos.

Responsável: Sílvia Silva da Costa Botelho


2010 - 2017 - Centro de Ciências Computacionais - FURG