Sobre

prédio do centro de ciências computacionais

O Centro de Ciências Computacionais – C3 foi fundado em setembro de 2008 mas tem sua gênese na formação pioneira no Brasil em Engenharia de Computação, que remonta a década de 1990. Identifica-se com as três dimensões estruturadoras do trabalho numa instituição de ensino superior: o ensino, a pesquisa e a extensão, sendo reconhecido pela sua excelência acadêmica em inovação e compromisso social.

O corpo docente do C3 é formado por mais de 35 professores doutores, com grande abrangência de áreas de pesquisa, e uma equipe de servidores técnico-administrativos que dão suporte de forma diferenciada às atividades acadêmicas de uma comunidade constituída por cerca de 500 alunos de graduação e 150 de pós-graduação. Situado no Campus Carreiros da FURG, o C3 tem uma área física de 3200 m², distribuída em 10 laboratórios de ensino, 35 salas-laboratórios para pesquisas, sala de videoconferência e auditório.

Graduação e Pós-Graduação

Pertence ao C3 o primeiro Curso de Engenharia de Computação a funcionar na Região Sul do Brasil. Autorizado a funcionar em agosto de 1993, vem formando um grande número de profissionais altamente qualificados, cujos egressos encontram-se espalhados por todo o Brasil e em países das Américas e da Europa. Em 2009 o C3 passou a oferecer também os Cursos de Engenharia de Automação e Sistemas de Informação. Os três cursos possuem ótimas avaliações pelo MEC, neles ingressando anualmente 130 estudantes que recebem sólida formação, incluindo a realização de estágio e participações em projetos de ensino, pesquisa e inovação tecnológica.
Atualmente o Centro de Ciências Computacionais é responsável por três Programas de Pós graduação: Computação (PPGComp), Modelagem Computacional (PPGMC) e Educação em Ciências (PPGEC). O PPGComp, criado em 2012, oferece o Mestrado em Engenharia de Computação, um dos únicos cursos na área de Computação do país. O PPGMC, conceito 4 na CAPES, possui Mestrado e Doutorado em Modelagem Computacional. O programa é de natureza interdisciplinar, tendo sido criado em 2006. O C3 também atua em Mestrado e Doutorado em Tecnologias na Educação junto ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências. Os programas de pós-graduação já formaram mais de 150 mestres e doutores ao longo de mais de 10 anos de existência.  Além de mestrado e doutorado, o C3 oferece cursos abertos em assuntos relacionados as suas áreas de atuação. Destacam-se os cursos de especialização, presenciais e a distância, como Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (Tic-Edu) e Aplicações para Web.

Pesquisa

A pesquisa e a inovação são atividades priorizadas no C3, onde os seguintes grupos de pesquisa realizam investigações em diferentes áreas das Ciências Computacionais:

  • Biologia Computacional (Combi-L)
  • Computação Flexível (CompFlex)
  • Física Ambiental
  • Gerenciamento de Informações (GINFO)
  • Sistemas Multi-Agentes (GPSMA)
  • Sistemas Digitais e Embarcados (GSDE)
  • Simulação Social e Ambiental (GSSA)
  • Informática na Educação (InfoEduc)
  • Automação e Robótica Inteligente (NAUTEC)

O financiamento dos grupos de pesquisa é obtido das agências de fomento federais e estaduais, bem como de projetos em parcerias com prefeituras e empresas como Petrobrás, Altus, CEEE-D, AES-Sul, assim como projetos financiados pela comunidade Europeia.

Fomento ao Empreendedorismo

O C3 tem uma importante atuação nos espaços de inovação da FURG. A Innovatio atua como incubadora empresarial de base tecnológica, incentivando projetos de caráter inovador na área das Ciências Computacionais. Ela oferece infraestrutura física e de apoio gerencial para o desenvolvimento de projetos de transferência de tecnologia e criação de novas empresas. O OCEANTEC - Parque Científico e Tecnológico da FURG possui uma área de 800 metros quadrados distribuídos em espaços para empresas, laboratórios, salas de reuniões e de treinamento para o desenvolvimento de interações com o mercado. Na sua tarefa central de intermediação entre sociedade e Universidade, o OCEANTEC cumpre ainda o importante papel de prospecção e captação de projetos no mercado, cuja competência de desenvolvimento esteja contemplada pelo grupo de pesquisadores do C3.

Extensão e Interação com a Sociedade

O Centro de Ciências Computacionais tem uma série de projetos de extensão, sobretudo envolvendo o desenvolvimento de tecnologias sociais em atendendo a um amplo espectro de demandas em aplicações educacionais, assistivas e em saúde. O C3 teve papel fundamental na criação do OCEANTEC e se mantém como referência regional em PD&I. Além das empresas incubadas, o C3 mantém convênios e projetos de transferência de tecnologia com várias empresas e se mantém em permanente interação com as instituições  representativas da sociedade organizada, como ABINEE, APLs e FIERGS, através da participação de seus professores em seus conselhos ou através de convênios e parcerias estratégicas.

Missão

O Centro de Ciências Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande é uma das 13 Unidades Acadêmicas da FURG, sendo responsável pela área das Ciências Computacionais, dedicando-se a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento.
Tem como missão formar profissionais de reconhecida qualificação, gerar conhecimento e tecnologia, e apoiar o desenvolvimento de produtos e empresas, compartilhando novos conhecimentos que beneficiem a sociedade. Busca, continuamente, consolidar-se como centro de excelência tanto em ensino de graduação e pós-graduação como em pesquisa científica e tecnológica, inserido na realidade brasileira. Também serve à comunidade, através de atividades de extensão, e promove o empreendedorismo, a inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico através da Innovatio e do Oceantec.
Com foco prioritário nas Ciências Computacionais: Computação e Automação e seus Sistemas, o C3 realiza cooperações interdisciplinares com outras Unidades Acadêmicas, Indústrias e Universidades no Brasil e no exterior.

Em consonância com os objetivos da FURG, declarados na Resolução CONSUN 014/87, o C3 se propõe a:

  • Prover as disciplinas e a estrutura acadêmico-administrativa, nas áreas da Ciência e Engenharia Computacional, Ciência da Computação, Automação, Tecnologia da Informação e Computação Científica, de modo a possibilitar aos estudantes da FURG a apropriação dos conhecimentos necessários a obtenção dos títulos acadêmicos a que se proponham, seja em nível de graduação, pós-graduação ou extensão.
  • Disponibilizar infraestrutura laboratorial nas áreas da Ciência e Engenharia Computacional, assim como os devidos treinamentos e serviços necessários às suas utilizações, aos discentes, docentes e servidores técnico-administrativos de toda a Universidade, bem como para a comunidade em que a FURG se insere; estabelecer o lócus adequado à realização de pesquisa e desenvolvimento e proporcionar os recursos necessários para tanto, nas áreas da Ciência e da Engenharia Computacional.

© 2017 C3 - Furg. Todos os direitos reservados | Design by logo do boreault