TÓPICOS DE INTERESSE

Alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores da área estão convidados a submeter trabalhos para o evento. Os principais tópicos de interesse incluem (mas não se restringem a) pesquisas nas áreas de:

  • Problemas e algoritmos: algoritmos exatos e aproximativos, heurísticas, otimização combinatória, análise da complexidade de algoritmos, complexidade de problemas, ferramentas e aplicações.
  • Modelos e fundamentos da computação: computabilidade, Hierarquia de Chomsky, teoria de modelos, instituições, máquinas de estado finito, gramáticas, computação quântica, ferramentas e aplicações.
  • Lógica matemática: lógicas clássicas (proposicional, de primeira ordem, monádica de segunda ordem, de ordens superiores) e não clássicas (fuzzy, modais, temporais, de descrições, de ações e outras), sistemas de inferência lógica, ferramentas e aplicações.
  • Modelagem e simulação computacional: linguagens de modelagem, especificação algébrica, sistemas dinâmicos, sistemas orientados a eventos, modelos de Markov, simulação de modelos, linguagens de simulação, teoria de filas, distribuições de probabilidade estacionárias e dinâmicas, ferramentas e aplicações.
  • Verificação formal de sistemas: análise estática, provas automáticas de teoremas, sistemas de prova, verificação de modelos, verificação de código, ferramentas e aplicações.
  • Modelos formais para concorrência: gramáticas de grafos, redes de Petri, cálculo π, ferramentas e aplicações.
  • Teoria das categorias: aplicações em descrição de modelos computacionais e suas estruturas, ferramentas e aplicações.
  • Matemática computacional: matemática intervalar, análise numérica, teoria de ordem, teoria de domínios, geometria computacional, teoria da informação, teoria de códigos, operações, ferramentas e aplicações.
  • Linguagens: linguagens de especificação, linguagens de programação, linguagens de domínio específico, linguagens visuais, sintaxe e semântica de linguagens, teoria de tipos, ferramentas e aplicações.
  • Desenvolvimento orientado a modelos: métodos e técnicas de modelagem, especificação formal de modelos, refinamentos automáticos e semiautomáticos, geração automática de código, ferramentas e aplicações de domínios específicos.
  • Fundamentos da inteligência artificial: representação do conhecimento, inferência lógica e probabilística, sistemas baseados em regras, aprendizado de máquina, metaheurísticas, descoberta de conhecimento, data mining, big data, agentes computacionais.
  • Educação nos fundamentos da computação: bibliografias e materiais de apoio, curricularização da extensão e da pesquisa, informática teórica como tema transversal, metodologias ativas de aprendizagem, pensamento computacional, propostas para a educação básica.

Outros temas relacionados e relevantes também são bem-vindos.




ORGANIZAÇÃO